terça-feira, 29 de maio de 2012

UniBrasil foi o local do lançamento do livro “Direito, Informação e Cultura - O desenvolvimento social a partir de uma linguagem democrática”

autores do livro

Por: Bianca Silva e Gustavo Heinzen.
Fotos: Claudia Mathias

Na última segunda-feira (28), aconteceu o lançamento do livro “Direito, Informação e Cultura – O desenvolvimento social a partir de uma linguagem democrática”, organizado pelos professores Emerson Gabardo e Maria Cecília Munhoz Affornalli, no Auditório Rene Dotti, da UniBrasil.
O livro é a reunião de artigos de vários autores que participaram do simpósio “Comunicação, cultura de massas, globalização e direito”, do II Congresso Ciências, Tecnologias e Culturas promovido pela Universidade de Santiago de Chile, em 2010.

Segundo uma das autoras e organizadoras do evento, a professora Luciene Pazinato da Silva, o livro tem como objetivo mostrar a comunicação e as leis lado a lado. “O livro provoca uma reflexão das produções a respeito das mídias digitais, televisão e outros meios de comunicação, abordando áreas como a liberdade de expressão, direito à informação, cultura e comunicação, publicidade e o abuso do poder político, tudo em torno das questões do limite do direito e a comunicação”, explica.

Juntamente com o lançamento, ocorreu a palestra de uma das autoras do livro, a doutora em Direito do Estado pela UFPR e professora de Direito Constitucional da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Mestrado em Direito da UniBrasil, Eneida Desireé Salgado. O artigo “Princípio da Publicidade e os Abusos de Poder Político e Econômico na Democracia Contemporânea” que ela escreveu para o livro também foi tema de sua palestra. A autora abordou vários aspectos da atualidade, como os políticos usam a publicidade institucional na época de eleição e a liberdade de expressão nas mídias. “O governante do momento quer ser o governante do futuro, acabando por usar, através do abuso de poder, a publicidade institucional para fins eleitorais, por isso colocamos em discussão os limites desse tipo de publicidade” explica a autora.

No final da palestra houve uma sessão de autógrafos para o livro, que estava sendo vendido no local.

                      alunos do 3° período - equipe da organização do evento

                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário