segunda-feira, 21 de maio de 2012

Clipping: Monitoramento de Informações

Por Gustavo  Heinzen


Uma das tarefas do RP é monitorar as informações do lugar ou para quem ele trabalha. Esse processo de acompanhamento de informação é o clipping.

O clipping é uma forma de verificar e registrar tudo que sai na mídia sobre uma empresa, marca ou pessoa. Geralmente esse trabalho fica a cargo do relações públicas, pois ele é quem tem o dever de cuidar da imagem do seu cliente ou sua organização.

Antes do boom da internet, o clipping era retirado de revistas e jornais, com o processo sendo basicamente copiar e colar. Matérias de áudio visual com o rádio e televisão também são monitoradas, pois o impacto causado, tanto positivo quanto negativo, é enorme.


Com o crescimento das informações produzidas em portais da web, foi necessário que a assessoria de imprensa tivesse uma atenção especial ao que é publicado na internet. Para essa espécie de clipping, foi criado o termo e-clipping.

O e-clipping, ou clipping eletrônico, é a forma digital do clipping. O profissional que ficar responsável por essa área, além de ler os jornais, revistas assistir televisão e ouvir rádio, agora tem que estar atento ao que é publicado em todos os portais da web e aos sites de redes sociais, onde ocorre muita exposição de opinião por parte do público.

O clipping tem que ser feito a partir de uma estratégia de comunicação, não apenas o arquivamento de tudo que é produzido. Com a clipagem (termo trazido para o português sendo o ato de fazer o clipping), é necessário analisar o que foi falado, em que horário foi publicado e qual foi o seu destaque. É parte essencial para um eventual plano de ação para erguer a imagem de uma instituição ou pessoa pública, sendo essa a tarefa de um Relações Públicas.

A importância dessa atividade é tão grande que já tem empresas especializadas a mais de 20 anos no mercado como a RTTV Clipping e o Armazém Digital. Essas duas empresas têm em suas carteiras, clientes de variados setores como confederações de esportes, políticos e personalidades.

Por fim, é possível destacar que o clipping é muito importante para os planos de comunicação e monitoramento de imagem de uma empresa ou pessoa pública. Dentro de uma assessoria de imprensa ou em uma empresa especializada no assunto, o RP pode ser o profissional indicado para atuar.

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