sexta-feira, 11 de maio de 2012

Estágio, porta de entrada para o mercado profissional

“Devemos entender que antes de trabalharmos para alguém ou instituição, trabalhamos para nós mesmos.” Adriane Leopardo Gonçalves

No primeiro semestre de 2010 eu fazia estágio na Interage – Agência Experimental de Propaganda da UNIBRASIL. Lá eu era Atendimento. Através da agência conheci um cliente, Eliezer Gomes da Silva, promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, também professor do curso de Direito da UNIBRASIL.
O professor recorreu à Interage buscando alternativas para o problema de comunicação da Subprocuradoria em que atuava, na época a SUBPLAN. Após pegar o briefing com o cliente, identifiquei que se tratava de problema de comunicação interna e o questionei se havia um profissional de relações públicas na instituição. Eliezer comentou que não havia profissionais da área especificamente naquela Subprocuradoria e que havia gostado da ideia de contratar um. Em menos de 15 dias, foi aberto um edital de teste seletivo para uma vaga de estágio em relações públicas no MP-PR. Paralelamente, em agosto de 2010, foi contratado o primeiro profissional de relações públicas do MP-PR para atuar na Assessoria de Comunicação. Em sua história, a organização jamais havia contado com este promotor e protetor de imagem institucional: o relações públicas.
Realizei duas etapas de seleção, prova e apresentação de plano de comunicação, e fui aprovada para o estágio. Trabalho no MP-PR desde outubro de 2010.
Despedi-me da Interage para ir trabalhar no MP-PR. Inicialmente eu dava suporte de comunicação à SUBPLAN, mas logo a Assessoria de Comunicação da instituição percebeu que seria mais adequado eu fazer parte de sua equipe e, juntos, atendermos também às demandas da SUBPLAN. A instituição me proporciona, dia a dia, um aprendizado imenso. Primeiro, porque é um desafio implantar ações nunca utilizadas numa organização tão tradicional, séria e importante ao Estado, como é o MP-PR. Segundo, porque cultivar uma mudança cultural requer esforços diários e constantes, que exigem muito estudo, cautela e estratégia. Junto com a minha coordenadora, Vanessa Klas, elaboro projetos, organizo eventos e penso em canais de comunicação que possam integrar o público interno e traduzir informações de grande nível técnico aos servidores, de maneira fácil, objetiva e acessível. Meu estágio termina em outubro de 2012 e eu sairei de lá com uma grande bagagem para a vida e para o mercado de trabalho.

Adriane Leopardo Gonçalves
aluna do 7° período de RP - Unibrasil
Estagiária de relações públicas
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Estado do Paraná

4 comentários:

  1. Curso bom, ótimos alunos e coordenação 100% presente, dá nisso!
    Sucesso a todos!

    @AchilesJunior

    ResponderExcluir
  2. A Adriane é ótimo exemplo de alunos do Curso de RP que mesmo antes de concluírem a graduação já estão muito bem colocados no mercado de trabalho! Parabéns à Coordenadora Carol e toda equipe!
    @NeyQueiroz

    ResponderExcluir
  3. A Adri fez exatamente o que ela colocou como frase de apresentação: “Devemos entender que antes de trabalharmos para alguém ou instituição, trabalhamos para nós mesmos.”

    Foi um belíssimo exemplo de pró atividade dentro da Interage e que fez a maior diferença quando apareceu ao mercado. Que ela seja um espelho para nossos alunos e estagiários.
    Kátia

    ResponderExcluir