Dicas Profissionais

Guia de carreiras: relações públicas

Mídias sociais abriram mercado para os profissionais.
Função principal é construir boa imagem de determinada instituição.

fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/guia-de-carreiras/noticia/2011/10/guia-de-carreiras-relacoes-publicas.html 
O profissional responsável por construir imagens e reputações não pode ignorar o poder das redes sociais. Twitter, facebook e outros canais de comunicação não convencionais ajudaram a expandir o mercado para os profissionais formados em relações públicas.
"O conceito das mídias sociais é um espaço que veio para ficar. Antes o Orkut era a grande moda, hoje está fora de linha e o facebook é a grande ferramente. Tudo isso vai passar, com certeza, mas a necessidade de dialogar nesses espaços veio para ficar", diz Luiz Alberto de Farias, professor e presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas.

Para Farias, cada vez mais as empresas entenderam que além de ter um bom produto ou um bom serviço, é necessário ter um nome respeitado no mercado. “Por isso estes profissionais [formados em relações públicas] têm sido demandado de uma maneira bem significativa nos últimos tempos. Hoje estamos em um excelente momento. ”
Para poder atuar, o profissional precisa concluir a graduação de quatro anos que inclui base de disciplinas de ciências humanas e aulas práticas de fotografia, vídeo, planejamento, artes gráficas entre outras.
Farias lembra que para se dar bem na carreira há o mito de que o relações públicas deva ter fluidez, eloquência e facilidade para discursar em público. “Essas virtudes são boas para qualquer profissão, inclusive para relações públicas. Porém, a principal característica é a capacidade de gerenciamento de conflitos e de planejamento.”
Além da graduação, é fundamental que o profissional tenha domínio de idiomas como inglês e espanhol. Farias sugere que experiências em atividades comunitárias também podem ajudar a construir um currículo fora do convencional, além de fazer diferença durante a atuação no mercado, no momento de gerenciar uma crise, por exemplo.

Diferentes atuações Apesar de ser comum encontrar jornalistas trabalhando como assessor de imprensa, Farias garante que esta é uma função originalmente do relações públicas. Enquanto o jornalista é habilitado para apurar fatos, transmiti-los e formar opinião, o relações públicas é direcionado para a instituição e tem a função de gerenciar a percepção da empresa, fazendo com que ela seja bem aceita interna e externamentre.

Ainda no campo da comunicação, a publicidade, de acordo com o professor, trabalha com uma visão promocional de um determinado produto ou serviço da organização e tem a missão de gerar desejo e consumo.

"No mercado brasileiro, às vezes, estas funções se misturam e se confudem. Nas últimas décadas, a área de jornalismo se aproximou muito das funções de relações públicas", afirma Farias.









Curso de SEO para jornalistas, redatores e conteúdo web
Postado em: 10 de maio

O curso de SEO para jornalistas e webwriters é resultado de dois anos de investigação e documentação de como a otimização de conteúdo para mecanismos de busca (search engine optimization, em inglês) pode ser introduzida em ambientes de redação de notícias e na criação de conteúdo, com vistas a seguir as melhores práticas sugeridas por sites de busca. No decorrer da oficina, é abordada a aplicação prática de algumas técnicas em redações de pequeno, médio e grande porte, além da opinião profissionais relevantes de ambos os segmentos: o SEO e o jornalismo online. A redação para internet se tornou um ambiente que exige preparo, ao mesmo tempo em que que não deve feriri a liberdade autoral. Venha fazer o curso e saiba como.
A quem se destina:
O curso de otimização foi desenvolvido especificamente para jornalistas em processo de atualização que trabalham com publicações virtuais e desejam ter tráfego gerado por buscadores. Portanto, repórteres, editores, assessores de imprensa e redatores de agências de conteúdo são o público mais indicado para participar da oficina de texto e SEO.

Mais informações: http://computerklaus.com/curso-de-seo-para-jornalistas-e-webwriters





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Fonte: http://www.iel.org.br/portal/data/pages/FF8080812818D0D30128252A4FA871C2.htm




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