quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cerimonial: mais uma prática do RP

Em outro post que fizemos essa semana, explicamos que RP vai além dos eventos, porém essa é uma prática comum à profissão, seja trabalhar realmente com a produção de eventos ou organizar um evento na empresa em que atua.
Mas organizar um evento tem mais detalhes do que muitos imaginam, principalmente se ele for solene.
Nosso post de hoje uma uma explicação sobre o cerimonial, texto produzido por duas alunas do curso de RP da Unibrasil: Claudia Mathias e Jheniffer Vaz.
Boa leitura!

O que é cerimonial?

Cerimonial é um conjunto de procedimentos, formalidades, regras e normas a serem seguidas na organização de um evento, cerimônia, festas ou banquetes.

É uma prática ligada diretamente ao profissional de Relações Públicas, mas quando falamos em cerimonial já pensamos imediatamente em um excesso de preocupações com detalhes até mesmo desnecessários, excessos ou até mesmo “frescuras”.

Mas na verdade esse é o estereótipo formado por pessoas que não conhecem realmente o que é esse trabalho, sua importância e abrangência no dia-a-dia dos profissionais de RP.

Um exemplo que podemos usar para facilitar quando recebemos um amigo em nossa casa, é de costume dizer a frase: Não faça Cerimônia, fique a vontade. Isso quer dizer, que a pessoa não precisa se comportar com formalismos, pode agir naturalmente.



Conceitos:

Para desenvolver essa idéia inicial, vale apontar e entender alguns conceitos próprios de cerimonial:

Cerimônia - seqüência de partes que integram um evento ou ato formal;

Solenidade - evento no qual a “pompa” se faz necessária, em função da característica protocolar e mais formal;

 Protocolo - onjunto de preceitos e normas legais que devem ser obedecidas, para dar maior solenidade (“pompa”) possível a determinados eventos ou atos, cuja grande significação convém ser ressaltada e destacada em determinada programação.


Para realização de um evento com sucesso e eficiência, é necessário seguirmos regras impostas por um Cerimonial, esse conjunto de regras é chamado Protocolo, quanto mais importante for o evento, maior deve ser o foco no Protocolo a ser seguido.

É fundamental mencionar a ligação entre Cerimonial, Protocolo e Eventos, e lembrar que o RP atuante nesta área deve dominar as técnicas do cerimonial e as regras de protocolo.

A função do Relações Públicas também observar o evento como um VCDA - Veículo de Comunicação Dirigida Aproximativa e o único a proporcionar a interação e a integração entre a organização e seus públicos, constituindo-se em instrumento fundamental à comunicação integrada da organização.

Um exemplo, uma confraternização com a presença do Presidente da República, é importante que o organizador do evento saiba a linguagem, trajes, normas e costumes a serem seguidos para determinado evento.

Funções do Cerimonial:

Disciplinar: ajustar a prioridade e seguir normas protocolares.
• Organizacional: definir recepção, rituais, gestos, e privilégios, ordenando-os como partes de um evento ou cerimônia.
• Semiológica: antecipar a linguagem formal, internacional e discreta, e as formas de cortesia, de etiqueta social.
• Legislativa: reunir as regras e os costumes, em normas de protocolo, no plano interno e externo.
• Pedagógica e Ética: comunicar e ensinar para transmitir valores, formas de etiqueta e boas maneiras, de acordo com as culturas e civilizações do público do evento, comunidades ou organizações.
• Informal: realizar e comemorar datas e eventos sociais de toda ordem.

 Além de atuar para a construção da imagem positiva e fortalecimento do conceito corporativo, as Relações Públicas também colaboram para os resultados mercadológicos da empresa, e para isso é necessário ter como foco principal a visão tríplice de Cerimonial, Protocolo e Evento.



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