sábado, 12 de maio de 2012

A relação com os torcedores passa pelas Relações Públicas

Achei essa matéria ontem no site do TERRA e achei interessante compartilhar com vocês. Até no futebol nosso papel é importante! Boa leitura a todos!


Matéria de Fábio Kadow (Jornalista e publicitário, com quinze anos de experiência no mercado, e especialização em comunicação digital e marketing esportivo)


Dando sequência aos posts sobre ferramentas que compões uma estratégia de marketing esportivo que não fica apenas na busca desenfreada pela visibilidade do patrocínio nos uniformes e outras propriedades de um evento esportivo, uma disciplina fundamental neste processo é de relações públicas.
Mais uma vez a especialização no tema vai fazer a diferença, ou seja, não basta ser uma grande agência se não tiver profissionais do mercado de esporte na equipe. Isso porque não estamos falando aqui de companhias aéreas, setor de eletrônicos, alimentação ou saúde. O esporte tem as suas especificidades. Todos que lêem sobre o tema nos jornais, acompanham as transmissões ou praticam durante fim de semana, de cara, já se autodenominam experts e isso, geralmente, é um problema.
E não estamos falando necessariamente do relacionamento dos chamados "setoristas", que habitualmente frequentam os treinos dos times de futebol e se relacionam com o assessor de imprensa do clube, um formato muito comum no Brasil – e, por isso mesmo, necessário.
Mas sim da ausência, por exemplo, de um profissional de relações públicas coordenando e planejando a comunicação do time, da instituição como um todo, responsável pelos canais digitais, anúncios oficiais do clube, relações internacionais e até mesmo no suporte ao trabalho dos assessores de imprensa do time de futebol, em momentos de crise ou que envolvam a instituição, como constantemente acontece quando os diretores vão a imprensa.
Hoje este cargo, apesar de estratégico, é utilizado de forma política nos clubes brasileiros, sem a preocupação de um profissional remunerado (mesmo que, provavelente, um gerente ou diretor para a área receberia, no caso de um bom salário, cerca de um terço do que recebe um jogador médio e pouco utilizado no elenco).
No caso de atletas, uma agência que planeje a presença dele além dos cadernos e programas esportivos pode ser fundamental. isso porque para que um atleta se transforme num ídolo do esporte, ele também precisa ser reconhecido não só pelos fãs da sua modalidade, mas também pelo público em geral. O caminho a ser seguido, quais os veículos que ele deve falar e com qual discurso, será fruto de um planejamento inicial.
Vale lembrar que o objetivo do blog não é ficar estabelecendo regras, mas sim levantar um debate sobre um mercado que amadurece a cada dia no Brasil e precisa passar por estes debates.

Fonte: http://terramagazine.terra.com.br/jogodenegocios/blog/2012/05/10/a-relacao-com-os-torcedores-passa-pela-relacoes-publicas/




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