quinta-feira, 17 de maio de 2012

Estágio na VOLVO, um sonho de vários estudantes realizado por duas alunas do curso

O estágio é o primeiro contato que o aluno tem com o mercado de trabalho. Em alguns cursos ele é obrigatório, mas em RP não é, mesmo assim, muitos alunos vão atrás de uma oportunidade para colocar em prática aquilo que é visto na faculdade e estagiar numa grande empresa é o interesse de muitos e poder fazer isso na Volvo pode até ser um sonho, nesse caso, realizado por duas alunas de relações públicas da Unibrasil: Jaqueline e Jociane.


Desde abril de 2011, faço estágio na Volvo do Brasil, na área de Responsabilidade Social e no Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), pois a segurança é um dos valores fundamentais do Grupo Volvo.
Entre todas as atividades, o Relações Públicas também pode atuar na área de Responsabilidade Socioambiental Corporativa, estabelecendo projetos, mobilizando, sensibilizando e ajudando a organização a gerir os negócios de forma socialmente responsável.
Das principais atividades que desenvolvo, as que mais se adequam com o curso de Relações Públicas são: Suporte nas atividades do processo de patrocínios a projetos culturais e esportivos, apoiando no desenvolvimento e produção de materiais diversos para a divulgação e realização dos programas socioambientais, também auxilio aos eventos e ações de execução dos projetos institucionais, participando na produção do Relatório Socioambiental e outros projetos relacionados a essa conscientização sustentável.
                                                          (Jaqueline Cordeiro - 7° período)



Iniciei o estágio na Volvo do Brasil, em dezembro de 2011, no departamento de comunicação corporativa, especificamente na área de assessoria de imprensa. Minhas atividades, além do apoio na logística das entrevistas coletivas, variam em fazer o clipping diário, atualização de mailing, distribuição de releases e edição de fotos.
O primeiro passo de uma coletiva de imprensa é fazer a lista de jornalistas convidados. Após as confirmações dos jornalistas convidados, entro em contato com eles para combinar os horários de voos, transfer e reserva de hotel. Em seguida, contato a agência de viagens da empresa e repasso a planilha com os horários dos voos para emisão dos bilhetes. E a tarefa de encaminhar as passagens aos jornalistas também é minha.
Paralelamente a estas atividades, também providencio o press kit de impressa, que contém um CD no qual são gravados os releases, as fotos dos executivos e dos produtos relacionados ao tema abordado, caneta, bloco para anotações, o brinde, e pasta onde todos esses ítens serão colocados. Para elaborar o press kit minhas interfaces são o fornecedor dos materiais e o assessor de imprensa, que aprova o material. Além disso, também é minha responsabilidade ficar atenta ao prazo de entrega dos materiais para que possa ser enviado ao evento em tempo.
                                                                (Jociane Richter - 3°período)




                       Jociane e Jaqueline no lançamento do ônibus da Volvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário