Muitas são as frentes para a atuação no mercado cultural,
são elas: a produção de eventos; criação de projetos; gestão da comunicação;
assessoria de imprensa e divulgação; captação de recursos; além das áreas de
patrocínios empresariais, estas que normalmente são divididas em patrocínios
via leis de incentivo fiscal e em patrocínios via verba de Marketing ou
“dinheiro bom”, jargão usado por profissionais da área.
Quando começamos a pensar novas possibilidades de
trabalho, automaticamente pensamos na velha e boa remuneração. Porém neste
mercado não há muito o que reclamar, um exemplo que pode servir é o do captador
de recursos empreendedor ou produtor executivo, que possui, garantido por lei,
como é o caso da Lei do Audiovisual, 10% do valor captado como remuneração.
Para quem acha pouco vale ressaltar que o orçamento médio da produção de um
filme no Brasil é de 2 milhões de reais, será que o retorno de 200 mil por
trabalho está dentro dos padrões?
Por outro lado, o trabalho no campo cultural exige muito
estudo, dedicação e atualização contínua, pois está ligado aos três setores da
economia. Muitas vezes instituições do Terceiro setor criam projetos, aprovam
os mesmos nas leis de incentivo no Setor Governamental e procuram captar
recursos no Setor Privado. Para isso é necessário ter conhecimento profundo nas
três áreas citadas.
Por fim, como um profissional de Relações Públicas deve se preparar para atuar no mercado cultural? Existem opções de cursos voltados para este mercado? o profissional de Relações Públicas possui conhecimento adequado para a atuação no campo da cultura? Opinem, comentem e compartilhem a discussão!
Por fim, como um profissional de Relações Públicas deve se preparar para atuar no mercado cultural? Existem opções de cursos voltados para este mercado? o profissional de Relações Públicas possui conhecimento adequado para a atuação no campo da cultura? Opinem, comentem e compartilhem a discussão!
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