quinta-feira, 10 de maio de 2012

Relações Públicas e a atuação no Mercado Cultural

Por: Ivan Gomes Barbosa (Centro Universitário Santana - São Paulo)



Podem existir inúmeras interpretações para a atuação do profissional de Relações Públicas, alguns autores defendem que a profissão é restrita à comunicação empresarial, outros, como JB Pinho, partem para o lado da gestão de relacionamentos e contatos e muitos comentam que o profissional de Relações Públicas é o mais indicado para a gestão da comunicação nas organizações. Porém não é frequente a indagação em torno da atuação dos relações públicas no mercado cultural.

Muitas são as frentes para a atuação no mercado cultural, são elas: a produção de eventos; criação de projetos; gestão da comunicação; assessoria de imprensa e divulgação; captação de recursos; além das áreas de patrocínios empresariais, estas que normalmente são divididas em patrocínios via leis de incentivo fiscal e em patrocínios via verba de Marketing ou “dinheiro bom”, jargão usado por profissionais da área.

Quando começamos a pensar novas possibilidades de trabalho, automaticamente pensamos na velha e boa remuneração. Porém neste mercado não há muito o que reclamar, um exemplo que pode servir é o do captador de recursos empreendedor ou produtor executivo, que possui, garantido por lei, como é o caso da Lei do Audiovisual, 10% do valor captado como remuneração. Para quem acha pouco vale ressaltar que o orçamento médio da produção de um filme no Brasil é de 2 milhões de reais, será que o retorno de 200 mil por trabalho está dentro dos padrões?

Por outro lado, o trabalho no campo cultural exige muito estudo, dedicação e atualização contínua, pois está ligado aos três setores da economia. Muitas vezes instituições do Terceiro setor criam projetos, aprovam os mesmos nas leis de incentivo no Setor Governamental e procuram captar recursos no Setor Privado. Para isso é necessário ter conhecimento profundo nas três áreas citadas.

Por fim, como um profissional de Relações Públicas deve se preparar para atuar no mercado cultural? Existem opções de cursos voltados para este mercado? o profissional de Relações Públicas possui conhecimento adequado para a atuação no campo da cultura? Opinem,   comentem e compartilhem a discussão!

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