segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relações Públicas, muito além de eventos

Por: Bruna Ceccato e Luana Rissato (alunas do 3° período de RP)


Quando entramos na faculdade, tínhamos uma percepção da profissão: que o Relações Públicas somente organizavam eventos. Após o decorrer do curso, passamos a ter outra visão, descobrimos que abrange também outras áreas de atuação, possibilitando assim, um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho.
Assessoria de imprensa, cerimoniais e protocolos, marketing, comunicação interna, pesquisas de opinião pública, de mercado, e planejamento de projetos, são apenas algumas áreas de atuação desse universo.

O RP, como é chamado, tem a responsabilidade de traçar as estratégias que vão nortear todas as ações de comunicação da empresa, desde a realização de eventos até a publicidade de massa, veiculada em rádio, TV, internet e jornais. O objetivo é firmar a marca, a identidade que uma corporação terá diante do público. Por público, não entenda apenas os clientes da empresa. Quem trabalha com Relações Públicas tem de se preocupar também com o público interno, ou seja, com os funcionários. Como por exemplo; se acontece algum desastre aéreo, o RP deve trabalhar firme com o assessor de imprensa, para dar acesso a informações precisas à imprensa. Sem que haja controvérsias dentro da própria empresa.

Visitando o site www.mundorp.com.br, encontramos vários segmentos da profissão, e para que você possa entender melhor, abaixo segue algumas das funções do RP: pesquisa, assessoria e consultoria,planejamento, execução e avaliação.


I - Pesquisa
  • Promover pesquisas de opinião pública e de audiência.
  • Analisar resultados e Diagnosticar.
  • Definir os públicos estratégicos da empresa.
  • Detectar situações que possam afetar a imagem junto à opinião pública.

II - Assessoria e Consultoria

  • Sugerir políticas de Relações Públicas para a organização.
  • Sugerir políticas de Propaganda Institucional e Apoio ao Marketing.
  • Sugerir atitudes ou mudanças de atitudes no tratamento com os setores da opinião pública.

III - Planejamento

  • Elaborar Planejamento Estratégico de Comunicação para a organização.
  • Elaborar planos, campanhas e operações de Relações Públicas.
  • Planejar Campanhas Institucionais.
IV - Execução

1. Comunicação entre empresa e públicos estratégicos
Implantar e coordenar as ações definidas no Planejamento Estratégico e conduzir os trabalhos de modo a conscientizar, primeiro, todos os níveis da organização buscando o envolvimento e o engajamento no processo de comunicação e de formação de imagem e, em segundo, definir projetos de comunicação dirigida aos públicos estratégicos da empresa a fim de informá-los corretamente das atividades da organização e obter deles aceitação e boa vontade perante a empresa.

2. Ações de Comunicação Dirigida
Elaborar publicações da empresa para funcionários, clientes, fornecedores, etc. (House Organ e Newsletter, Folhetos, Relatórios);
Desenvolver modos de comunicação por meios audio-visuais e eletrônicos e de informática - internet e intranet;
Elaborar campanhas de informação, conscientização e institucionais;
Organizar congressos, conferências, simpósios, etc;
Elaborar quadros de aviso, exposição, mostras, etc;
Organizar e dirigir visitas às instalações, viagens, etc;
Redigir discursos, correspondências e atender consultas e pedidos;
Manter contatos pessoais e por outros meios com líderes de opinião, empresários, autoridades, etc;
Supervisionar coberturas fotográficas, vídeos.

3. Eventos e Promoções Especiais
Organizar eventos e encontros empresariais, que tenham caráter informativo para construir imagem como inaugurações, comemorações;
Dirigir cerimonial e representar a empresa e sua direção;
Manter cadastro de líderes de opinião de interesse da empresa.

4. Gerência de Assuntos Públicos
Acompanhar assuntos de interesse público afetos à empresa;
Organizar e coordenar grupos de trabalho específicos por assunto;
Coordenar a execução das atividades sugeridas por esses grupos.

5. Divulgação para a imprensa
Organizar e manter atualizado cadastro de jornalistas;
Manter contatos permanentes com a Imprensa;
Elaborar e distribuir noticiário e organizar e dirigir entrevistas.
Organizar e manter atualizados arquivos de áudio, foto e imagem.

V - Avaliação


Avaliar, com técnicas de pesquisa e análise, os resultados dos trabalhos de Relações Públicas desenvolvidos.


             http://www.universitario.com.br 

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