Quando entramos na faculdade, tínhamos uma percepção da profissão: que o Relações Públicas somente organizavam eventos. Após o decorrer do curso, passamos a ter outra visão, descobrimos que abrange também outras áreas de atuação, possibilitando assim, um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho.
Assessoria de imprensa, cerimoniais e
protocolos, marketing, comunicação interna, pesquisas de opinião pública, de
mercado, e planejamento de projetos, são apenas algumas áreas de atuação desse
universo.
O RP, como é chamado, tem a
responsabilidade de traçar as estratégias que vão nortear todas as ações de
comunicação da empresa, desde a realização de eventos até a publicidade de
massa, veiculada em rádio, TV, internet e jornais. O objetivo é firmar a marca,
a identidade que uma corporação terá diante do público. Por público, não entenda
apenas os clientes da empresa. Quem trabalha com Relações Públicas tem de se
preocupar também com o público interno, ou seja, com os funcionários. Como por
exemplo; se acontece algum desastre aéreo, o RP deve trabalhar firme com o
assessor de imprensa, para dar acesso a informações precisas à imprensa. Sem que
haja controvérsias dentro da própria empresa.
Visitando o
site www.mundorp.com.br, encontramos vários segmentos da profissão, e para que
você possa entender melhor, abaixo segue algumas das funções do RP: pesquisa,
assessoria e consultoria,planejamento, execução e
avaliação.
I - Pesquisa
- Promover pesquisas de
opinião pública e de audiência.
- Analisar resultados e
Diagnosticar.
- Definir os públicos
estratégicos da empresa.
- Detectar situações que possam afetar a imagem junto à opinião pública.
II - Assessoria e Consultoria
- Sugerir políticas de
Relações Públicas para a organização.
- Sugerir políticas de
Propaganda Institucional e Apoio ao Marketing.
- Sugerir atitudes ou mudanças de atitudes no tratamento com os setores da opinião pública.
III - Planejamento
- Elaborar Planejamento
Estratégico de Comunicação para a organização.
- Elaborar planos,
campanhas e operações de Relações Públicas.
- Planejar Campanhas
Institucionais.
IV - Execução
1. Comunicação entre empresa e públicos
estratégicos
Implantar e coordenar as
ações definidas no Planejamento Estratégico e conduzir os trabalhos de modo a
conscientizar, primeiro, todos os níveis da organização buscando o envolvimento
e o engajamento no processo de comunicação e de formação de imagem e, em
segundo, definir projetos de comunicação dirigida aos públicos estratégicos da
empresa a fim de informá-los corretamente das atividades da organização e obter
deles aceitação e boa vontade perante a empresa.
2. Ações de Comunicação Dirigida
Elaborar publicações da
empresa para funcionários, clientes, fornecedores, etc. (House Organ e
Newsletter, Folhetos, Relatórios);
Desenvolver modos de
comunicação por meios audio-visuais e eletrônicos e de informática - internet e
intranet;
Elaborar campanhas de
informação, conscientização e institucionais;
Organizar congressos,
conferências, simpósios, etc;
Elaborar quadros de
aviso, exposição, mostras, etc;
Organizar e dirigir
visitas às instalações, viagens, etc;
Redigir discursos,
correspondências e atender consultas e pedidos;
Manter contatos pessoais
e por outros meios com líderes de opinião, empresários, autoridades,
etc;
Supervisionar coberturas
fotográficas, vídeos.
3. Eventos e Promoções Especiais
Organizar eventos e
encontros empresariais, que tenham caráter informativo para construir imagem
como inaugurações, comemorações;
Dirigir cerimonial e
representar a empresa e sua direção;
Manter cadastro de
líderes de opinião de interesse da empresa.
4. Gerência de Assuntos Públicos
Acompanhar assuntos de
interesse público afetos à empresa;
Organizar e coordenar
grupos de trabalho específicos por assunto;
Coordenar a execução das
atividades sugeridas por esses grupos.
5. Divulgação para a imprensa
Organizar e manter
atualizado cadastro de jornalistas;
Manter contatos
permanentes com a Imprensa;
Elaborar e distribuir
noticiário e organizar e dirigir entrevistas.
Organizar e manter
atualizados arquivos de áudio, foto e imagem.
V - Avaliação
Avaliar, com técnicas de
pesquisa e análise, os resultados dos trabalhos de Relações Públicas
desenvolvidos.
Fontes: http://www.mundorp.com.br
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