sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O papel do Relações Públicas na prefeitura de Curitiba

Por: Alyne Faria
 
 
A profissão de Relações Públicas tem ganhado o mercado de trabalho nos últimos anos com divulgação de cursos e atividades desenvolvidas. Para descobrir se essa profissão se faz presente também na área pública, entramos em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curitiba.  A diretora do Departamento de Relações Públicas da Secretaria Municipal da Comunicação Social, Lucélia Auriquio Newton, respondeu ao contato e aproveitamos para tirar algumas dúvidas sobre ela, que atua na área desde 1991.

 

 Você é formada em Relações Públicas? Formou-se quando? Em qual instituição?
 Formada em relações públicas, em 1985 na Universidade Federal do Paraná
 
Como soube do curso? O que te chamou mais a atenção?
Na verdade, entrei com 16 anos no curso de educação física, influenciada por uma amiga. Havia feito orientação vocacional que apontava as áreas de humanas, mas com 16 anos você não dá muita atenção para o que tem importância. Como o curso de educação física não tinha nada a ver comigo. Na abertura das inscrições para o vestibular, abri o guia do candidato e quando li que RP tinha a ver com organização de eventos e relacionamento com os diversos públicos achei que tinha tudo a ver comigo, assim foi minha opção.
 
Em qual Setor/Secretaria trabalha? Há quanto tempo você trabalha na PMC? Qual a sua função?
Entrei na Prefeitura como estagiária de 2º grau, fiz toda a faculdade como estagiaria. Quando terminei a Faculdade fui contratada e mais tarde, em 1991, teve concurso público para a carreira de  relações públicas, fiz, passei em 2º lugar e me tornei estatutária da Prefeitura de Curitiba.
 Sou diretora do Departamento de Relações Públicas da Secretaria Municipal da Comunicação Social há 6 anos.
Em1995 fui convidada para criar a Coordenadoria de Relações Públicas no Governo do Estado do Paraná e fiquei no governo estadual até 2002.
 
Quais as atividades desenvolvidas por um RP dentro da PMC?
A história do Departamento de Rp na Prefeitura é extensa. Já fomos responsáveis por todos os eventos da Prefeitura. A partir dos anos 90, com a cidade crescendo e a estrutura da Prefeitura também, nós ficamos responsáveis pelo atendimento à imprensa nacional e internacional, pela atenção na manutenção da boa imagem da cidade, como  principais atribuições. Hoje nossos clientes são a imprensa e produtoras de comercias e cinema que buscam locações na cidade para as suas gravações.
 
Todos os profissionais de RP na PMC são concursados?
Sim, hoje somos três  RPs em toda a Prefeitura, concursadas.
 
A remuneração dos funcionários públicos dessa área é a mesma do funcionário de Instituição Particular?
O vencimento básico inicial da carreira de Rp e de jornalista na Prefeitura, ambos para a carga horária semanal de 25 horas semanais é de R$ 1418,21. Não conheço os valores praticados pelo mercado
 
Qual a sua visão sobre o curso de Relações Públicas atualmente?
Fiz especialização em Comunicação Pública e recentemente fiz mais um curso com o Jorge Duarte, assessor desta área na Presidência e acredito que o caminho na área pública é esse: profissões da Comunicação trabalhando juntas na transparência das informações, no planejamento de ações que estabeleçam relacionamento com os diversos públicos do poder público. Grande desafio para os dias de hoje, onde a informação está em todo lugar em qualquer tempo.
 
Como o profissional é visto perante as instituições, tanto públicas como privadas?
Desde a minha época de faculdade, existia uma preocupação do relações públicas em ser reconhecido, vi e participei junto aos Conselho de Rp de alguns trabalhos com esta finalidade. Não acredito que isso tenha mudado muito, aliás, ao contrário, são tantos os profissionais da área de comunicação hoje que a confusão ficou maior ainda.
 Hoje acho que o sucesso do profissional depende muito mais da pró atividade, capacidade de trabalho em grupo, cultura geral, conhecimento de idiomas, talento e dedicação em estabelecer relacionamentos, do que a denominação do cargo exercido.
Talvez hoje, proporcionalmente, menos pessoas saibam o que pode fazer um relações públicas por suas empresas, mas também, talvez hoje o poder público precise muito mais de profissionais de relações públicas.
Não sei prever o futuro da profissão, mas, acredito que com competência, empenho e oportunidade o bom profissional se estabelece.
 
** Como nunca trabalhei em empresas privadas, não posso falar desta experiência, nem deste mercado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário