quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Marcelo Schena, responsável pela Comunicação Interna na Volvo, fala da importância do estágio para a carreira de um profissional


Por Jociane Richter

Já trouxemos várias matérias falando da importância do estágio para a carreira de um futuro profissional e citamos exemplos de universiátios que estão no mercado de trabalho através de estágio.
Convidamos Marcelo Schena, responsável pela Comunicação Interna da Volvo, a dar seu testemunho de como foi seu estágio, ele ainda dá algumas dicas de como devemos nos comportar na fase do estágio.
                   João Muller (estagiário de comunicação interna), Jaqueline Cordeiro (estagiária de Responsabilidade Social), Marcelo Schena (Responsável pela comunicação interna), Jociane Richter (estagiária de Assessoria de Imprensa)
 
Blog RP:Como foi sua escolha pelo curso, e onde cursou RP?
 
Marcelo Schena: Acho que sempre gostei de conversar, desde pequeno. Não que tenha sido um bebê chorão, mas comunicar é algo que trago desde muito novo. Além disso, sou curioso, gosto dos porquês. Assim, fui crescendo e quando chegou a hora de escolher, pensava em trabalhar com comunicação. Namorei o jornalismo, por achar bacana trazer uma verdade, depois pela publicidade, pelo ego de criar e vender, mas casei com as relações públicas, por aliar o informar, do jornalista, com o formar do publicitário, e atingir outro nível de comunicação: o transformar. Transformar pessoas, projetos, culturas, empresas. Vejo RP, dentro de uma empresa como uma ferramenta de gestão.
Ah, estudei RP na UFPR.
 
Blog RP: Qual a importância que você vê em um estudante de comunicação fazer estágio?
 
Marcelo Schena: Não só para o RP, mas para todo acadêmico fazer estágio é essencial, na medida que o aproxima do seu campo de atuação. A academia traz a base teórica, que por vezes não reflete a necessidade do mercado. Por isso, é importante ir a campo. Entender como as atividades são realizadas, porque dá certo ou não, quais são as diferentes funções da área. O estágio é a chance de você experimentar, de descobrir a profissão e se descobrir dentro dela.
Mais ainda, o estágio é a via de acesso direta para o mercado. É a primeira linha do seu currículo. Ao final do curso todos estão formados, e o que mais você oferece?
Outro ponto é que no estágio o futuro profissional já começa a construir a sua rede de relacionamentos, desta forma, vale ficar atento para a reputação que você está gerando desde esse momento. Muitos dos meus contatos pessoais e profissionais que tenho hoje foram feitos no período de estágio.
 
Blog RP: Quando universitário, você participou de algum estágio? Se sim, em qual área você estagiou e qual a importância que teve para sua carreira?
 
Marcelo Schena: Desde o primeiro ano busquei estágio, tinha uma vontade muito grande de entender o que faz o RP. Inicialmente o que consegui foi uma monitoria na Agência Experimental de RP da UFPR. Neste período fiz um trabalho que me permitiu saber mais sobre a profissão, tive que cadastrar todos os relatórios de conclusão de curso de RP até aquele momento. Como não havia classificação alguma, tive que ler e criar categorias: RP hospitalar, RP institucional, assessoria de imprensa, pesquisa de comunicação, implantação de certificação, veículos internos... Foi algo trabalhoso, na época não percebi, mas hoje vejo o quanto foi importante para eu me achar na profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário