terça-feira, 16 de outubro de 2012

I Oficina de Elaboração de Projetos Sociais e Mobilização de Recursos

Por: Gustavo Heinzen


Nos dias 29 de setembro e 6 de outubro foi realizada, na UniBrasil pela coordenadora do curso de Relações Públicas da faculdade, Carol Pineli, a I Oficina de Elaboração de Projetos Sociais e Mobilização de Recursos, ministrada pela Relações Públicas, Fernanda Salles, coordenadora de projetos da Associação Socorro aos Necessitados. Essa associação é mantenedora do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã e atende aproximadamente 120 idosos.

Durante a oficina, Fernanda Salles falou da relevância de um planejamento para obter êxito no resultado. Ela detalhou os aspectos importantes que muitas vezes é esquecido como para quem deve ser oferecido o projeto, que tipo de ação precisa ser feita e ter atenção com o tempo e dinheiro.

Salles destacou que existe muito recurso financeiro disponível, mas que a falta de bons projetos é o que faz com que o dinheiro não seja investido. “Existem muitos programas do governo e das empresas privadas que disponibilizam dinheiro para investir em ONGs e atividades filantrópicas, mas não são apresentados bons projetos, o que deixa o dinheiro parado”, explicou.

Foram apresentados diversos projetos como da moeda própria no Conjunto Palmeiras, bairro de Fortaleza, onde a Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras criou a Moeda Palma para fortificar o crescimento do local.

Também foram apresentadas novas formas de arrecadação de recursos financeiros para uma ação através da internet, como o sistema crowdfunding, que é uma espécie de “vaquinha” através de quem tem interesse em ajudar.

A Oficina foi muito importante para diversos estudantes de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda que estão em processo de construção de TCC com as ONGs de Curitiba e Região Metropolitana.

Além dos alunos, representantes de institutos e ONGs estiveram presente no evento, como é o caso da Elizabeth Piovezan, presidente do Instituto Alzheimer Brasil – IAB. Fundada há quatro meses, o Instituto é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão diminuir o impacto da doença de Alzheimer. “Uma oficina como essa, ofertada gratuitamente, é muito importante para a IAB, que está começando agora, saber como mobilizar recursos para a minha entidade”, destacou Piovezan.

No final da Oficina teve o sorteio de um cd de samba gravado pelos idosos do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã que Fernanda Salles trabalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário