terça-feira, 26 de junho de 2012

Publicidade ou Relações Públicas? Melhor fazer os dois

Dando continuidade à série de entrevistas feita pelas alunas Claudia Mathias e Jheniffer Vaz com publicitários que voltaram à faculdade para cursar Relações Públicas, hoje vamos entender essa escolha feita pelo Luiz Felipe.



Nome: Luiz Felipe Schwartz Vieira

Formação: Publicidade e Propaganda

Área de atuação: Assistente de Comunicação




1.     Por que escolheu fazer Relações Públicas?

Quando estava prestes a fazer vestibular estava em dúvida em qual curso iria me inscrever. Simpatizava com os dois, mas acabei me convencendo de que gostaria mais de Publicidade e Propaganda. Quando comecei a cursar fui informado que, sendo formado em PP, levaria apenas mais dois anos para graduar em RP. Sempre me identifiquei muito com Relações Públicas, e com isso, uniu o útil ao agradável.
 
2.     Quais matérias diferenciam RP do curso de Publicidade e Propaganda?

 As matérias de RP são mais voltadas para o lado institucional, estudando a diversidade de públicos estratégicos. A redação nos dois cursos é bastante distinta, além de ter matérias específicas para eventos, assessoria, gestão de projetos, entre outras.
    
      3.     Quais os benefícios de fazer RP?

Um amplo mercado de trabalho que está em constante crescimento e oferece mais oportunidades, possuindo mais áreas de atuação. Além disso, permite conhecer melhor a variação dos públicos, podendo compreender o comportamento das pessoas que se relacionam com a empresa.

      4.     Pretendem fazer alguma outra graduação?

Graduação acho que não. Talvez algo relacionado à Comunicação Institucional, mas ao me formar em RP começarei a pensar em pós-graduação.


5.     Por que investir em outra graduação, ao invés de investir em uma pós-graduação?


Escolhi outra graduação para expandir os horizontes, decidir o que realmente quero pro meu futuro. Acho que tendo duas graduações em comunicação eu posso estar um passo a frente, podendo atuar em diferentes áreas. A pós-graduação talvez me mantivesse muito preso apenas a uma opção, acredito.



6.     Se vocês tivessem a oportunidade de voltar ao tempo, fariam Relações Públicas ao invés de Publicidade e Propaganda?

 Eu, definitivamente, sim. Escolheria RP com certeza. Sempre gostei de publicidade e propaganda, gostei bastante do curso, mas em RP que eu me achei. Estou me identificando muito mais com o curso e com as áreas de atuação.



7.     Em que área pretende atuar quando concluírem o curso?

Inúmeras áreas me agradam, principalmente comunicação interna e assessoria. Mas não deixo de gostar de outras como eventos, planejamento, pesquisa, etc.

4 comentários:

  1. eu também estou em duvida entre esses dois cursos, eu quero trabalhar com eventos e não sei qual dos dois tem mas a ver...

    ResponderExcluir
  2. eu também estou interessada nos dois e optei por publicidade, mas queria saber onde você conseguiu se graduar em relações públicas em só 2 anos?

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer Publicidade e Propaganda, se depois eu encontrar um lugar que me proporcione fazer Relações Públicas em 2 anos, eu faço.

    ResponderExcluir