sexta-feira, 8 de junho de 2012

Jéssica: de aluna nota 10 a uma profissional brilhante!

Constantemente tenho trazido depoimentos de alunos que estão fazendo estágio na área de RP e que ainda estão na faculdade. Hoje vamos mostrar o lado de quem já se formou. Convidamos uma ex-aluna, uma aluna nota 10 (foi o melhor TCC da turma), para mostrar um pouquinho de sua vivência profissional nesses dois anos de formada! Boa leitura!




Olá pessoal!

Meu nome é Jéssica, tenho 23 anos e me formei em RP pela Unibrasil em 2010.

Quando recebi o convite da minha querida Professora, orientadora e Paraninfa Carol para escrever para o blog confesso que pensei, o que falar??? Falar sobre a importância da profissão dos RPs no cenário atual? Nós já sabemos... Falar sobre a multifuncionalidade do RP? Todo mundo já ouviu essa história... Enfim, falar sobre o quê? Pode parecer meio egocêntrico, mas vou falar de mim...da minha experiência (mesmo que pouca) e do que já vivi como RP....

Estava ainda no 1º período da faculdade, mas já tinha aquela vontade louca de botar em prática aquele pouco que já havia aprendido sobre a profissão...Me inscrevi no CIEE e pouco tempo depois me chamaram para uma entrevista. A vaga era para estagiar na Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba. Era necessário, além da entrevista pessoal, redigir um texto sobre um assunto determinado na hora. Logo, percebesse a importância de um bom texto na profissão de um RP. É lógico, que naquele dia, meu texto serviu apenas para que eu fosse a escolhida no estágio, mas sabemos muito bem que um texto mal escrito pode colocar a imagem de uma organização às ruínas...

Fiquei em torno de 5 meses lá, e tive as primeiras noções de comunicação. Redigia o boletim eletrônico semanal, fazia clipagem e auxiliava na busca de informações e com pequenos textos para o Jornal Voz da Igreja, que é distribuído para todas as Paróquias de Curitiba e Região Metropolitana. Agendava entrevistas e atendia a imprensa, além disso, junto com minha Chefe, era responsável pelas Coletivas de Imprensa. Um trabalho muito legal, que muitos podem pensar ser realizado apenas por jornalistas, mas nós RPs temos uma visão diferenciada de tudo que acontece, não vemos só aquele acontecimento, mas vemos aquilo como parte da história da instituição.

Quis o destino que eu não continuasse lá, mas mal sabia eu que pouco tempo depois a Profa. Carol chegaria em sala falando sobre uma vaga de estágio no Cerimonial da Universidade Federal do Paraná. Bom, cá estou, tendo recém-completado 4 anos de trabalho junto à UFPR. De estagiária passei para Assistente de Cerimonial, e confesso que esse tempo agregou muita experiência e muito aprendizado à minha breve carreira. Aqui auxiliamos no planejamento e organização de eventos internos da Universidade em conjunto com outras unidades da UFPR; apoiamos às comissões de formatura com ensaio e supervisão das solenidades de colação de grau; fazemos o  acompanhamento de Visitas Oficiais ao Gabinete do Reitor (Ex: Cônsules, Embaixadores, Ministros, etc), auxiliamos na elaboração de programas e roteiros para seminários, congressos, inaugurações; e também somos responsáveis pelo controle de recebimento de convites, credenciamento e justificativas dos mesmos.

Confesso a vocês que muitas vezes pensei em deixar de trabalhar na área para conseguir algo que tivesse mais reconhecimento profissional e financeiro...Mas sempre depois de pensar bem chego à conclusão que esses 4 anos de estudo não foram à toa. Carrego no peito o orgulho de ser RP, e o que eu puder fazer para mostrar a importância de nossa profissão na sociedade atual, o farei. E acredito que todos vocês compartilham desse mesmo pensamento!

Ser RP não é apenas fazer eventos e escrever boletins...É enxergar as dificuldades daquela empresa e traçar estratégias para que os problemas sejam solucionados e novos objetivos sejam traçados e alcançados. Nós fazemos parte da base de uma organização e nosso dever é executar nosso trabalho da melhor maneira possível!

Desejo a vocês meus colegas, Boa sorte e muito sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário