quarta-feira, 1 de agosto de 2012

RP ganhará espaço sobre publicidade

O post de hoje não poderia ser mais satisfatório. Me deparei com uma matéria da Meio & Mensagem com o título "RP ganhará espaço sobre publicidade" e não poderia deixar de compartilhá-la aqui. Separei trechos da entrevista que Richard Edelman, dono de uma das maiores agências de RP do mundo, concedeu à revista em que ele fala do crescimento da área no Brasil.

                                                      Richard  Edelmand

M&M ›› As agências de publicidade também não podem se adequar a este novo cenário na relação entre consumidor e mídia e continuar dominando o mercado?

Edelman ›› A publicidade foi ótima em um período de confiança e de concentração de mídias. Mas as pessoas não acreditam mais nos governos e corporações. A publicidade representa mensagens de cima para baixo, com sua característica de ser estática e com forte impacto visual. As relações públicas, pelo contrário, são melhores em mensagens horizontais, para diversos públicos. Outro ponto é que a publicidade se refere sempre à marca e tem como seu único stakeholder o consumidor. Quem se preocupa mais com ela é o diretor de marketing. Já Relações Públicas prevê que não só a marca, mas outros pontos de contato da empresa se comuniquem com diversos públicos, além dos consumidores, como funcionários, governos, ONG´s e mídia. O CEO está mais preocupado com essa modalidade, que é mais complexa e atende à necessidade de entender um mercado de comunicação que se tornou mais complexo. Antes, as empresas se dividiam entre o diretor de marketing e o cara de RP. Agora, está emergindo a função de chief communication officer, que cuida tanto de marca quanto de reputação. E este é um lugar para nós, porque fazemos os dois. Por isso, o RP vai prevalecer.



M&M ›› Mas, na prática, as agências ainda dominam o mercado de comunicação e as verbas dos anunciantes. Diante disso, qual o real potencial da empresa?

Edelman ›› As agências ainda estão bem maiores. Pelas estatísticas, as receitas das 10 maiores agências de publicidade do mundo são ainda quatro vezes maiores do que as 10 maiores de Relações Públicas. E as maiores agências de publicidade digital têm duas vezes mais receita. Mas já estamos vendo algumas mudanças. As agências entendem mais a importância do RP e o fato de que a verba precisa tomar esse rumo em alguns casos. Antes, o foco era na campanha e o RP era o fim da cauda da raposa. Agora, ele vem primeiro, para ajudar na formação de opinião e iniciar o buzz que a publicidade irá seguir. Nos Estados Unidos, por exemplo, já somos maiores do que agências de grande porte, como Grey e JWT. Terminamos o ano fiscal no mês e junho com receita de US$ 635 milhões da Edelman, e US$ 15 milhões na Zeno, nossa outra operação, também focada em Relações Públicas. Desse total, 61% estão nos Estados Unidos, 22% na Europa, 11% na Ásia e 6% na soma de Canadá e América Latina. Ao todo, crescemos 10%, mas o índice é maior na Ásia e América Latina. Essas duas regiões estão sub representadas no mercado de RP, que é muito novo nesses lugares, dando muito espaço para crescimento. Temos uma grande chance de repetir isso em lugares como o Brasil.





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