A área de eventos, de assessor de
imprensa e de gestão de mídias sociais são as áreas mais lembradas. Mas um
espaço de atuação está se tornando uma grande oportunidade para o profissional
de RP, trabalhar com o terceiro setor.
O terceiro setor, segundo Rubem Fernandes (teórico brasileiro) no livro O Terceiro Setor na América Latina (1994), “é o termo que vem sendo utilizado para designar o conjunto de iniciativas provenientes da sociedade, voltado à produção de bens públicos, como, por exemplo, a conscientização para os direitos da cidadania e a prevenção de doenças transmissíveis, sendo um setor voluntário e não lucrativo”.
A função do comunicador no terceiro setor pode ser exercida em uma organização não governamental (ONG) ou em empresas privadas.
Nas ONGs, o Relações Públicas tem a tarefa de desenvolver planos de comunicação para angariar recursos e capital, conseguir parceiros e patrocinadores, e divulgar essas ações para que tenha reconhecimento e incentive outras instituições. Vale frisar que, ao contrário do senso comum, atuar nesse meio filantrópico não significa trabalhar de graça.
Em empresas privadas, o RP será designado para coordenar ações direcionadas a responsabilidade social. A empresa é considerada um elemento da sociedade, portanto tem os mesmos deveres morais que um cidadão. Além disso, é importante que a empresa tenha uma boa imagem perante seus consumidores, parceiros e sociedade em geral.
Querem conhecer um belo exemplo do Terceiro Setor? Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=z09OpF2Buws
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